O estacionamento rotativo (Área Azul) que está sendo estudado sua implantação em Formosa, tem o amparo da Lei Ordinária nº 889, de 03 de julho de 2023, visa, além de uma melhor ordenação dos veículos nas vias, a democratização do espaço público e a valorização do cidadão e do comércio.
A implantação do estacionamento rotativo em Formosa, visa otimizar o uso das vagas em áreas de grande movimento, como na Rua Visconde de Porto Seguro (centro). Isso trará grandes benefícios tanto para os motoristas quanto para a cidade como um todo.
Benefícios para os Motoristas:
- – Mais vagas disponíveis:
A Área Azul aumenta a rotatividade das vagas, tornando mais fácil encontrar um lugar para estacionar, assim, muitas pessoas que chegam para o trabalho e estacionam seu carro no período da manhã e só retiram a tarde terão que se adequar.
- – Estacionamento mais rápido e eficiente:
Com a organização proporcionada pelo sistema, o tempo gasto procurando por vagas diminui, agilizando o processo de estacionamento.
- – Pagamento facilitado:
Atualmente, como estamos vivendo na era digital, o idealizador desse projeto poderá utilizar aplicativos e sistemas digitais que permitem o pagamento e a gestão do estacionamento de forma prática e rápida, pois o uso de tecnologias como aplicativos e sistemas digitais na gestão demonstra a modernização do sistema..
- Redução do estresse:
Como a correria e a falta de tempo faz parte de nosso cotidiano, ao diminuir a dificuldade em encontrar vagas, o estacionamento rotativo contribuirá para reduzir o estresse e a frustração dos motoristas.
Benefícios para a Cidade:
- – Melhora do trânsito:
A maior rotatividade das vagas contribui para a fluidez do trânsito, reduzindo o tempo de procura por vagas e o congestionamento.
- – Fomento ao comércio local:
Com mais vagas disponíveis, as pessoas têm mais facilidade para acessar o comércio, o que pode impulsionar a economia local.
- Recursos para melhorias:
A receita gerada pelo estacionamento rotativo se implantada pela gestão pública, sem a participação de empresas que visam somente lucro, poderá ser utilizada para financiar projetos de infraestrutura, como melhorias no transporte público, sinalização e segurança no trânsito. Sem contar que essa iniciativa promoverá o uso mais eficiente e organizado das vagas de estacionamento nas vias públicas.
“Esse sistema tem como função realmente ajudar aquele formosense que enfrenta problemas para achar vagas. Principalmente quando possui a necessidade de ir no centro ou alguma região comercial da cidade”, é interessante lembrar que esse modelo de estacionamento regulamentado e utilizado em outras regiões do Estado e do Brasil, é possível ver a eficácia na melhoria do tráfego e no apoio ao desenvolvimento econômico.
Vale lembrar que, por vezes, as vagas nas regiões comerciais são ocupadas pelos próprios comerciantes e pelos trabalhadores. “A maioria desses veículos não são de clientes, ou seja, dificulta a chegada de consumidores até os estabelecimentos. Então, a utilização desse sistema é uma medida estabelecida pelo CTB ( Código de Trânsito Brasileiro.) para conferir a rotatividade às vagas em locais necessários, como a Rua Visconde no centro.
- – E por fim, é preciso aplicar preços acessíveis aos usuários:
O valor que deverá ser cobrado pela Área Azul geralmente é mais baixo do que em estacionamentos privados, tornando o mais acessível.
Por Waldemar Maciel
Jornalista
Uma resposta
Parabéns meu amigo. Suas matérias estão ótimas. Ótima redação que permite um entendimento completo e fácil de todo o teor. Tem umas matérias porção, sem conteúdo, sem nexo, mal escrita. E quando lemos as que vc escreve vemos uma grande diferença. É o compromisso com o leitor. Parabéns mesmo.