Consumir inhame todos os dias é uma boa dica para as mulheres que estão tentando engravidar. “O vegetal contém fitoestrógenos, que bloqueiam a ação dos estrógenos no organismo. Ao fazer isso, aumenta a ação das gonadotrofinas, o que resulta em uma quantidade maior de folículos produzidos pelos ovários, melhorando a chance de gravidez”, diz Frederick Naftolin, professor do Departamento de Obstetrícia e Ginecologia da escola de medicina da Universidade de Nova York, nos Estados Unidos.
Estudos indicam o inhame como um alimento muito rico em propriedades medicinais, ressaltando que embora sejam obtidos maiores aproveitamentos quando consumido cru, não perde totalmente sua ação terapêutica quando consumido cozido.
Estudos diversos demonstram que o inhame tem ação positiva no tratamento de várias doenças: Depurativo do sangue (furúnculos, espinhas, cravos e alguns tipos de dermatites), controle das taxas dos colesteróis, calor da menopausa, combate das estrias (por baixar os lipídios), estimula as funções sexuais, combate cólica menstrual, faxineiro intestinal.
Modo de Usar
Suco (também chamado leite de inhame)
80g de inhame sem caca
150 ml de água fria ou gelada
Opções para ser consumido cru: Ralar no ralo grosso, temperar a gosto, misturar a folhas, legumes ou frutas.
Nas cólicas menstruais: Cortar em pedaços pequenos, refogar com alho, cebola, cheiro verde e açafrão. Servir morno.
Bater no liquidificador, coar e tomar puro ou adicionar outras frutas. Não tomar após muitas horas depois de pronto ( açúcar metaboliza gorduras), não adoçar.
Outras opções: Ao molho, purê, cozido e batido no leite
Por Zilma de Melo