Estrutura foi inaugurada em 2012, na gestão do prefeito Pedro Ivo de Campos Faria, mas hoje, 2025, tudo está caindo aos pedaços.
Inaugurado há pouco mais de 13 anos, o Centro Olímpico está totalmente abandonado. A estrutura fica no setor Bosque próximo ao aeroporto, em Formosa-Goiás, e custou milhões aos cofres públicos. O local deveria servir para preparar e descobrir talentos, mas quem vive próximo da região diz que a estrutura virou abrigo para usuários de drogas.
O Centro Esportivo era para ter em funcionamento, ginásio coberto com duas quadras de futsal, pista de atletismo e campo de futebol. Tudo dentro dos padrões olímpicos, mas, hoje, completamente abandonados.
Vestiários estão destruídos, assim como o forro dos prédios. Pelo chão vários documentos e muito lixo acumulado ao longo dos anos. Os fios de eletricidade também foram furtados.
“Quando você vê uma situação dessa dá tristeza, sim, porque é dinheiro do contribuinte”.
A um ano mais ou menos a prefeitura de Formosa foi procurada por nossa reportagem e nos foi relatado que, não tem verba para dar seguimento nas obras do Centro Olímpico e que o local está embargado pela justiça.
Vários vereadores eleitos levantaram essa bandeira em suas campanhas “iremos lutar pelo esporte em Formosa”, mas! Passou a eleição e se esqueceram das promessas.
Em consulta ao /MTUR, foi informado em nota que;
- Em atenção à solicitação, informamos que o pleito já foi respondido ao Município por meio do
Ofício nº 096/2021 GIGOV/BR.
- Como informado, considerando que o contrato de repasse foi encaminhado para os órgãos de controle
CGU e TCU devido a instauração de tomada de contas especiais – TCE, não é pertinente que a CAIXA
emita autorização de início do objeto visto que a vigência encontra-se expirada e com saldos
devolvidos atos que encerram a fase de execução do contrato.
- A tramitação do processo de tomada de contas especiais ocorre no sistema do Tribunal de Contas da
União TCU, e-tce sob o número 1475/2018 no MTUR .
E que ouve uma movimentação no processo em janeiro/2025.
Esperamos que o Poder Executivo, bem como o Legislativo formosense busque mais informações e uma solução para esse Centro Olímpico tão importante para os atletas do município e região.
Por Waldemar Maciel
Jornalista