Homenagem aos 90 anos de IRMÃ ADRIANA

Hoje, 20/09/2024, estamos reunidos para celebrar um momento muito especial: os 90 anos de vida de nossa querida irmã Adriana, missionária holandesa, naturalizada brasileira, dedicada e exemplo de fé, vinda da Congregação dos Sagrados Corações, antes da reforma das Constituições da Congregação, havia a referência ao nome da Congregação também a “Jesus e  Maria e a Adoração Perpétua ao Santíssimo Sacramento do Altar”. É uma ocasião de alegria e gratidão por uma vida inteira consagrada ao serviço de Deus e da humanidade.

A Providência Divina nos presenteia com o Evangelho de Lucas 8,1-3, que descreve Jesus em sua missão, acompanhado por seus discípulos e algumas mulheres que, com profundo zelo e generosidade, seguiam-no e o serviam com seus bens. Este evangelho não poderia ser mais apropriado para o dia de hoje. Ele nos lembra que, desde o início, as mulheres desempenharam um papel fundamental na missão de Jesus. Elas não apenas o acompanhavam, mas também serviam a sua missão com tudo o que tinham, com seus corações e recursos.

A Irmã Adriana e outras irmãs, assim como essas mulheres do evangelho, também dedicou sua vida ao seguimento de Jesus. Ela escutou o chamado do Senhor e, com o coração generoso, partiu de sua terra natal, na Holanda, para servir em terras distantes, confiando inteiramente na providência de Deus. Sua vida de oração, adoração ao Santíssimo Sacramento e seu serviço incansável ao próximo refletem o espírito de Maria Madalena, Joana e Susana, mencionadas no evangelho de hoje, que ofereceram seus dons e seus bens para sustentar a missão de Jesus.

O serviço da irmã Adriana, assim como o dessas mulheres, não é apenas uma ação externa, mas nasce de um coração profundamente enraizado na oração e na adoração. Sua vocação na Congregação dos Sagrados Corações nos lembra da importância da contemplação, de estarmos aos pés de Jesus, reconhecendo-o como a fonte de toda a graça e força. Foi diante do altar, em profunda adoração, que irmã Adriana encontrou o sustento para uma vida de missão. Hoje, mesmo com suas limitações, em razão da idade e condições de saúde pouco favorável, mantém mesmo acamada e enferma sua relação com o Senhor, no acompanhamento da missa diária pela televisão, comunhão eucarística às quartas e domingo, além da oração cotidiana.

Hoje, ao celebrarmos seus 90 anos de vida, agradecemos a Deus pela sua fidelidade, pelo seu testemunho silencioso, discreto, orante e pelo seu serviço amoroso. Em uma sociedade que muitas vezes valoriza o sucesso, visibilidade e o poder, a vida da irmã Adriana nos lembra da importância da simplicidade, da entrega e do silêncio diante de Deus. Ela vive este tempo de sacrifício, purificação e configuração de sua vida a Cristo na sua paixão, morte e ressurreição.  Ela é uma verdadeira discípula, que segue a Cristo não só com palavras, mas com gestos concretos de amor e serviço, assim como as mulheres que acompanharam Jesus em seu ministério.

Que o exemplo da irmã Adriana nos inspire a também viver uma vida de adoração e serviço. Que possamos, assim como ela, estar sempre dispostos a oferecer nossos dons e nossa vida ao Senhor, confiantes de que Ele é a nossa força e o nosso sustento.

Elevemos nossas orações para que o Senhor continue a abençoá-la com saúde, paz e alegria. E que, assim como as mulheres do evangelho, ela continue a ser um testemunho vivo da presença de Cristo em nosso meio, até o último dia de sua jornada aqui na terra.

Que o Sagrado Coração de Jesus e o Imaculado Coração de Maria, a quem ela consagrou sua vida, os proteja e a envolva com Seu amor, e que o Santíssimo Sacramento, diante de quem ela tantas vezes se colocou em oração, seja sempre sua luz, amparo e consolo. Amém.

 

Pe.Pedro Nogueira.

Diocese de Formosa-GO

.

Please follow and like us:
Pin Share

Compartilhe

Facebook
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais comentadas

Get The Latest Updates

Envie-nos um email

Não aceitamos spam

Categories

.

Mais notícias