Porque a Área Azul não é implantada em Formosa?’

Por Waldemar Maciel – jornalista

Formosa-Goiás – A questão de Formosa não ter uma Área Azul (estacionamento rotativo pago) ativa é curiosa, porque, legalmente falando, o município já teve leis aprovadas para isso, mas o projeto enfrentou idas, vindas e barreiras práticas de implementação.

O debate sobre a implantação da Área Azul (estacionamento rotativo) no centro de Formosa é um tema que divide opiniões na cidade e gera discussões calorosas entre moradores, comerciantes e a gestão pública.

O cenário se divide, de forma geral, entre duas visões principais:

O lado dos Comerciantes e de quem defende a medida

Muitos donos de lojas no comércio central e motoristas que precisam resolver coisas rápidas tendem a ver a Área Azul com bons olhos. Os principais argumentos são:

Falta de vagas: Quem tenta estacionar no centro em horários de pico sabe que é uma tarefa difícil.

Rotatividade: O comércio reclama que muitos trabalhadores ou proprietários de veículos estacionam seus carros logo cedo nas principais vias e os deixam lá o dia todo. Isso tira a vaga do cliente que iria consumir nas lojas. A Área Azul forçaria a rotatividade.

O lado dos Moradores e Trabalhadores que criticam a medida

Uma parcela considerável da população e trabalhadores locais vê a taxa com desconfiança e descontentamento:

Custo financeiro: Para quem trabalha no centro, ter que pagar o estacionamento diariamente pesaria muito no orçamento no fim do mês.

Prioridades da cidade: Há um forte argumento popular de que a cidade possui problemas de infraestrutura mais urgentes, como a necessidade de recapeamento asfáltico e melhoria na sinalização de bairros e vias centrais, antes de se cobrar pelo uso do espaço público.

Migração do trânsito: Moradores de ruas residenciais logo próximas ao centro temem que motoristas comecem a migrar para a porta de suas casas para fugir da cobrança, superlotando vias que antes eram calmas.

Resumo da situação

Não existe um consenso absoluto. Enquanto o comércio clama por uma organização no trânsito para parar de perder clientes pela falta de vagas, o cidadão comum e os trabalhadores do centro resistem à ideia de mais uma taxa, cobrando que o foco do município seja primeiro melhorar as condições gerais das vias.

Please follow and like us:
Pin Share

Compartilhe

Facebook
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais comentadas

Get The Latest Updates

Envie-nos um email

Não aceitamos spam

Categories

.

Mais notícias