Nossa reportagem esteve em Blumenau Santa Catariana e constatou o interesse do poder público daquele município em resolver os problemas causados pelas operadoras de internet e TV por assinatura.
Segundo as informações recebidas, o grande número de cabos irregulares em postes da cidade, tem causado seríssimos problemas e vários acidentes envolvendo motos e pedestres. Para tentar resolver essa situação o Procon, a companhia elétrica (Celesc), e a Prefeitura Municipal, fizeram uma parceria e estão realizando mutirão com o objetivo de verificar o abandono dos fios de telefonia e TV por assinatura, fazendo as adequações e limpeza nos postes.
O que essa parceria pode ajudar a resolver o problema crônico em todo país? Segundo o Procon, a ideia é identificar quais são as empresas responsáveis pelos cabos que não estão adequados e abandonados, o que gera poluição visual, bem como insegurança para a população.
De acordo com o Procon, o objetivo é notificar as empresas para que, em um prazo determinado regularizem o problema e se não cumprirem com a notificação estão sujeitas à multa de até R$ 3 milhões e suspensão da atividade na cidade em função da má prestação do serviço.
Já a Celesc, realiza a limpeza nos cabos e lembra que a responsabilidade de adequação desses fios e cabos é das operadoras e que a Celesc tem o papel de fiscalizar e notificar essas empresas.
“Essa parceria Procon, empresa de energia e prefeitura, poderia ser implantado em Formosa, uma vez que a Equatorial é detentora dos direitos de uso dos postes e do espaço aéreo. “Uma solução rápida e essencial para o município combater este problema, que geralmente é provocado pela negligência das operadoras”.
Senhores gestores, Procon, vereadores e administradores da Equatorial, vamos pensar nessa possibilidade?
Por Waldemar Maciel
Jornalista