SSVP homenageia Dr. Francisco Carneiro de Magalhães

Em uma solenidade regada de muitas emoções, foi inaugurado no dia 24/12/2023, o Centro Médico Dr. Francisco Carneiro de Magalhães, no Lar São Vicente de Paulo em Formosa-Goiás                                                                                          .

A escolha do nome do médico para aquele centro foi uma justa e merecida homenagem ao muito que Dr. Francisco, em seus mais de 40 anos de doação, aos serviços de atendimento médico cuidou, zelou e curou muitas enfermidades dos internos daquele lar. Um profissional incansável, cuja dedicação e habilidades transformou a medicina em uma forma sublime de arte. Com seus gestos gentis, fala mansa e diagnósticos precisos, não apenas curara doenças físicas, como também acalmava as angustias daqueles corações, proporcionando conforto aos mais necessitados.  Embora ainda não houvesse um local próprio para a prática do atendimento, nosso bom doutor, adequava-se ao ambiente no improviso.

O senhor Joaquim presidente do Conselho Central lembrou das várias vezes em que ele chegava ao lar e aguardava o findar do atendimento para um tempinho de conversa descontraída com o mesmo, lembrou ainda a alegria em poder contar agora com a doação dos serviços odontológicos aos internos, realizados pelo Dr. Fernando Ramos Jacintho de Almeida, genro do nosso saudoso homenageado.

Foi com grande emoção que o Sr. Joaquim relatou que quem semeia bons feitos, faz discípulos, “esse exemplo deixado por esse valoroso pai, esposo, amigo e excepcional profissional é para ser seguido, e Dr. Fernando já está procurando segui-lo” Finalizou afirmando que em todas as festas e confraternizações no Lar realizadas pela SSVP, o amigo médico se fazia sempre presente.

Assim como Dr. Francisco fez em vida, que nós possamos abraçar essa causa da caridade em se doar cada vez mais, e, a quatro mãos, mostrar o respeito e a transparência com as pessoas menos favorecidas, as quais construíram tantas pontes e merecem nosso carinho. No palco complexo da vida, Dr. Francisco foi um artista que, com maestria e compaixão, pintou quadros de cura e esperança.

Mas se formos relatar toda a trajetória de trabalho e doação de nosso doutor, muito teríamos a descrever: como os muitos anos em que trabalhou no antigo Sandy, onde era médico do serviço público estadual e a época pela escassez de profissionais, era polivalente atendendo desde crianças a idosos, gestantes a fraturas ósseas, e, até tratamento de doenças infectocontagiosas, como hanseníase e outras enfermidades.  Não havia outro jeito, era o faz tudo.

Quando foi criado o posto da Osego e Dr. Francisco e outros profissionais que chegaram de outras localidades deram continuidade aos atendimentos local. Exerceu seu oficio no hospital Regional que pertence a beneficência Camiliana e também no hospital Imaculada Conceição. Foram incontáveis partos e cirurgias diversas. Prestou também serviços aos beneficiários do Ipasgo por um longo período. Homem de fé cristã sempre juntamente com a sua esposa Dra. Marizete participaram de vários movimentos e serviços da igreja católica, dentre estes como palestrante do ECC, curso de noivos e batismo. Uma vida dedicada ao cuidar.

Muito obrigada Dr. Francisco, por seus tantos “sim” a missão do servir ao próximo.

Dr. Francisco nasceu em 25 de agosto de 1938 em Formosa, formado em medicina pela Universidade Federal de Goiás e em Dermatologia pelo Instituto Superior de Ciências da Saúde de Minas Gerais, recebeu o Prêmio Humanitário em 2019, casou-se em 18/01/1974 com Dra.Marisete Lôbo Carneiro (psicóloga) e teve três filhas;

Juliana (Formada em Pedagogia e enfermagem);                                                                                                                                          Lidiana (médica: ginecologia -obstetrícia alto risco) casada com Cláudio Martins Vasconcelos  ( juiz de direito do tribunal de justiça do Distrito Federal e territórios) e tem dois filhos: Valentina 11 anos  e André 6 anos;                                                       Tatiana ( Dentista: Ortodontia e Periodontia) casada com Fernando Ramos Jacintho de Almeida (Cirurgião Dentista bucomaxilo-implantodontista  )  e exerce serviço voluntário no Asilo São Vicente de Paulo desde 2019 e tem dois filhos: Luisa (14) e Pedro (9);

 

Zilma de Melo – jornalista

“Um dos leprosos sabia que Jesus os havia curado e voltou para agradecer-lhe. Jesus perguntou onde estavam os outros nove. Eles não haviam voltado. Ao leproso que lhe agradeceu, Jesus disse que sua fé o havia curado. ”

Lucas 17:15–19

 

Please follow and like us:
Pin Share

Compartilhe

Facebook
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais comentadas

Get The Latest Updates

Envie-nos um email

Não aceitamos spam

Categories

.

Mais notícias